Chegou no Espírito Santo o mais completo e prático curso de especialização em 
Orçamento de Obras e Serviços da Construção Civil!!!

Saiba mais a  respeito da principal especialização na área nesta página.

Imagem

por que fazer uma

Pós-graduação em
ORÇAMENTOS?

 Simples!
   Por ser um mercado carente de profissionais, em um dos pontos fundamentais da Construção Civil, além de ser um curso exclusivo, onde não se encontra especialização nesta área, portanto, não tendo profissionais de fato especialistas em orçamentos

   A construção civil brasileira está passando por uma significativa transformação, decorrente das mudanças nos cenários econômico, regulamentar e tecnológico. Dentro deste contexto transformador, o potencial econômico da construção para o Brasil tem se mostrado cada vez mais estratégico para as pretensões de crescimento do país, não só pela necessidade de melhorias na qualidade de vida da população, com a expansão da infraestrutura e suas edificações, como também pelo fato de ser um setor da economia de grande geração de emprego e renda. 

e por que investir nessa área de 
ORÇAMENTO EM 2021?

   No âmbito regulamentar, a necessidade de controle dos gastos públicos no setor de obras e serviços contratados, fez com que novas leis fossem criadas para maior controle desses serviços. E finalmente, porém, não menos importante, atrelada às mudanças citadas, temos o desenvolvimento tecnológico, e com ele a necessidade de um orçamento cada vez mais detalhado, baseado em custos reais e estimativas precisas.
Um grande exemplo disso é a metodologia BIM, obrigatória no Brasil. 
   A estimativa de custos, o planejamento e o gerenciamento de uma obra são etapas fundamentais para o sucesso de um empreendimento. Com o mercado cada vez mais competitivo, o profissional da área de orçamentos necessita de conhecimento maior em temas específicos, tais como contratação de mão de obra, contratos, gerenciamento e execução de obras e serviços.
   A gestão de custos vai além do escritório e o profissional de orçamento chega ao canteiro de obra, a execução de serviços e ao gerenciamento dos contratos.
   O profissional deixa de ser orçamentista e passa a ser Gestor de Custos.

E você, vai continuar fazendo a mesma coisa que todos os profissionais da Construção Civil ou busca um diferencial?
Imagem
Mapa do seu plano de Lançamento
Mapa do seu plano de Lançamento

​Receba o projeto 
da Especialização!

Preencha o Formulário abaixo...
Suas informações estão seguras e não serão compartilhadas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Metodologia de Estimativa de Custo de Obras de Engenharia
  • Análises de Projetos, Especificações e Memoriais Descritivos
  • Metodologia de Quantificação e Memorial de Cálculo
  • Metodologia de Formação de Custos Unitários
  • Tópicos Especiais de Custos
  • Técnicas de Custos de Equipamentos e Transportes
  • Orçamento de Obras de Edificações
  • Orçamento de Obras de Infraestrutura
  • Orçamento de Obras de Reforma
  • Metodologia do BDI e Encargos Sociais para Orçamentos de Obras
  • Introdução à Licitação Pública de Obras e Serviços de Engenharia
  • Avaliação de Cronogramas (Curva S, ABC, Nivelamento e Histograma)
  • Controle do Planejamento – Método do Valor Agregado
  • Análise e Utilização de Composições de Custos
  • Orçamento de Canteiro de Obras e Serviços Preliminares
  • Planejamento de Obras por Diagramas de Rede e Linha de Balanço
  • Planejamento de obras com MS Project
  • Emprego do Orçamento da Construção como Ferramenta de Planejamento
  • Planejamento Físico-Financeiro do Empreendimento
  • Orçamento e o BIM 5D

Quem pode fazer esta 
especialização?

Profissionais graduados em cursos superiores da área da Construção Civil: Engenharia, Arquitetura e tecnólogos, além de Profissionais atuantes na atividade de planejamento e projeto de edificações, gestores, executores, contratantes e agentes fiscalizadores de empreendimentos de construção de pequeno, médio e grande porte.

Mude para sempre sua carreira profissional e torne-se uma referência na área de ORÇAMENTOS!

Cinco Diferenciais para você estudar conosco!

Material é fornecido pela própria instituição 

Curso exclusivos, que não encontrará em nenhuma outra instituição nacional

Costumamos dizer que na prática a teoria é outra, por isso o curso foi desenvolvido pensando na execução com aulas teóricas voltadas para a realidade de mercado e principalmente prática!

Nossa grade foi elaborada permitindo uma ampla atuação mercadológica, preparando de forma estratégica para 14 áreas de atuação, diferenciando você dos demais profissionais da construção civil (confira no projeto do curso).

Trazemos referências do mercado nacional para aulas 100% presenciais

CONHEÇA NOSSO CORPO DOCENTE 

Aprenda na prática com as grandes referências de 
mercado na área de Orçamentos!

ANA PAULA CORRÊA GONÇALVES

Graduação em Engenharia Civil. Especialização em Engenharia de Produção. Especialização em Construção e Montagem pelo PROMINP. Professora de Curso de Orçamento, Curso de Preparo dos Presidentes de Licitações, Curso de Elaboração de Memorial Descritivo e PPU, ministrados na Transpetro/AS. Possui sólida experiência em gerenciamento, planejamento, orçamento de obras e serviços, gestão de contratos, engenharia legal, avaliações e perícias, com carreira desenvolvida em diversas empresas. Trabalhou com o desenvolvimento da área de engenharia de custos, com elaboração de orçamento de obras e serviços, pareceres de viabilidade técnica e equilíbrio econômico financeiro de contratos; na Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, foi Gerente de Engenharia Civil, sendo responsável pelo projeto de modernização do parque, construção da Praça de Alimentação do Morro da Urca e Pão de Açúcar e do Museu do Cocuruto, apoio a implantação do sistema eletroeletrônico de movimentação dos bondes e do novo sistema de roletas e controle financeiro de todo complexo (Praia Vermelha, Morro da Urca e Pão de Açúcar), assim como a instalação dos novos bondes das linhas 1 e 2, no TRT-RJ Atualmente é também professora em cursos livres e de pós-graduações.

BRUNA FERREIRA DE ALMEIDA

Graduada em Engenharia Civil. Especialista em engenharia diagnóstica - patologias e perícias das construções e mestranda em construção. Experiência em engenharia civil com ênfase em construção civil atuando principalmente em elaboração de projetos complementares, execução e gerenciamento de obras com elaboração de orçamentos e cronogramas, perícias, compras e gestão de materiais, gestão de pessoas, elaboração e acompanhamento de processos licitatórios, elaboração de memoriais e documentos que compõe processos administrativos de obras públicas. Experiência também em ministração de cursos profissionalizantes e docência como professora convidada em Universidades e programas de especialização.

BRUNO BOWEN VILAS NOVAS

Arquiteto e Urbanista. Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Atualmente é sócio fundador / diretor de projetos integrados em BIM do escritório NÓS ARQUITETOS e ENGENHEIROS ASSOCIADOS, Professor do curso de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Edificações usando a plataforma BIM para a Construção civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia BIM para Projetos e Construção, Projetos BIM para Arquitetura e Instalações Prediais (MEP), Projeto executivo em BIM, Compatibilização e Integração de Projetos em BIM e novas tecnologias (realidades aumentadas e realidades virtuais) para interface Projeto x Obra.

FERNANDA SCHMITD VILLASCHI

Especialista em Revit, certificada pela Autodesk, Mestre em engenharia civil pela Universidade Federal do Espírito Santo, graduada em Arquitetura e Urbanismo em 2013 pela MULTIVIX, Vitória - ES. Experiência em desenvolvimento de projetos arquitetônicos e implantação BIM (Building Information Modeling) em escritórios de arquitetura, engenharia civil e construtoras. Experiência acadêmica como professora da graduação em cursos de arquitetura. Atualmente, é professora na Faculdade Nacional (FINAC). Além de responsável por projetos arquitetônicos, design de interiores e urbanísticos, sempre buscando soluções com a utilização de tecnológicas que qualificam seus projetos.

DANTE ARIEL CASAGRANDE DA LUZ

Graduação em Engenharia Civil. Especialista em Engenharia de Segurança e Engenharia Clinica. Exerceu atividades como responsável técnico residente, atuando no gerenciamento e acompanhamento nas obras do Fórum de Caiapônia, Fórum de Águas Lindas de Goiás, Fórum de Carmo do Rio Verde e Fórum de Montividiu. Exerceu atividade profissional no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS-GO) atuando na habilitação e acompanhamento de convênios de saúde, na área de construção, reforma, ampliação ou adequação de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde. Realizou o acompanhamento de diversas obras do plano de expansão do SUS como UBS, UPAS e Hospitais nos
estados de Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Atualmente atua como Coordenador Bolsista Fiotec no Ministério da Saúde na Coordenação de Acompanhamento de Convênios (COACOM/CGAC/FNS /MS) atuando no apoio técnico referente ao aprimoramento dos métodos e processos de acompanhamento, formalização e gestão financeira de instrumentos de investimentos do Ministério da Saúde. Atua, também, como fiscal e vistoriador de obras.

INAIARA DE BARCELLOS FERREIRA MARINI

Graduação em Engenharia Civil pela PUC/RS. Mestrado em Engenharia Civil. Integrante da Comissão de Estudo Especial CEE-134 da ABNT, da NBR 15965/2011 Modelagem da informação da construção- BIM. Integrante da Comissão de Estudo Especial CEE-162 da ABNT, que tem por objetivo elaborar a 1ª norma técnica sobre orçamento de obras NBR 16633/2017. CRK- Certified Remarckable Knowlegde - International Cost Engineering Council -ICEC. 24 anos de experiência em engenharia de custos, baseada em condições de colaboração mútua entre diversos profissionais dos setores de orçamentos, planejamento e controle de custos, ocupando os cargos de Diretora Técnica/ Gerente de Orçamentos/ Coordenadora de Orçamentos, entre outros. Atua com Perícias Orçamentárias e Defesas do TCU. Professora de cursos de Pós-graduações e todo território nacional. Professora de cursos livres por todo o Brasil. Implantação de Softwares ERP (Totvs-RM Solum, Volare, Tron-Orc, COMPOR 90), Softwares de Orçamentos (Sipom, Franarim-PLEO, Riocusto), Softwares Planejamento (MS Project, Primavera). Owner da Centro de Gestão de Engenharia de Custos.

LUCIANO ARAÚJO PEDREIRA LOPES

Graduação em Engenharia Civil pela UFRJ. Graduação em Matemática. Mestre em Engenharia Civil UFRJ. MBA Executivo em Auditoria Fiscal e Tributária. Pós-graduado Fundações. Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos. Atua como Fiscal de projetos e obras da Petrobrás Transporte – Matriz e Consultor terceirizado na área de Engenharia Civil, elaboração de estimativa de custos, pareceres sobre aditivos de contratos em vigor e análise de DFP (Demonstrativo de Formação de Preços) em auxilio à Comissão de Licitação.

WILSON MARQUES SILVA
 

Graduado em Engenharia Civil. Mestre em Engenharia Hidráulica. Atuou em construção civil em obras verticais até o ano de 2008 quando foi aprovado em concurso na UFG para fiscal de obras. Atualmente é o coordenador de orçamentos da SEINFRA/UFG. Atua como docente em graduação em engenharia civil. É projetista de instalações hidráulicas e combate ao incêndio elaborando diversos projetos no Estado de Goiás. Leciona em pós-graduações disciplinas como boas práticas de instalações prediais, construção enxuta, BIM 5D e Gestão de contratos. Além disso, também ministra cursos com a utilização do software Eberick e QiBuilder.

CORONEL WASHINGTON G. DE M. LUKE

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Graduado em engenharia de fortificação e construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Mestre em estruturas e construção civil. MBA em governança corporativa pela FGV. Livro publicado pela editora saraiva: engenharia civil 1 da coleção perito criminal federal.  Membro Técnico do Comitê de Implementação e Disseminação da Estratégia BIM no Brasil.

















Entre outros.

Conheça o ESB Pós-Graduação

   Levar aos nossos alunos conteúdo de alta qualidade, transformando estas pessoas em profissionais melhores, contribuímos com o crescimento qualitativo de nosso país, tornando o presente melhor e aumentando a perspectiva de um futuro promissor. Isto nos inspira a cada novo dia! 

“Trabalhando com a motivação de levar educação de qualidade para os profissionais, visamos atender com excelência os interesses dos investidores, a motivação da equipe e principalmente encantar os nossos alunos com a qualidade que está enraizada em nosso DNA”.


Parceiros que te ajudam a crescer profissionalmente:
(Apoio Institucional)

Imagem
Imagem
Imagem

CONHEÇA NOSSA METODOLOGIA DE AULAS

Professores Renomados

Contamos com um corpo Docente Altamente Qualificado com professores de renome Nacional e Internacional, com vasta experiência profissional.

1 Final de semana ao mês

Com uma metologia focada na aprendizagem, nossas aulas acontecem uma vez ao mês em um final de semana. Totalizando 480 horas/aula.

Foco no Resultado

Especializamos nossos alunos para obtenção de resultados e a alta performance profissional, fazendo com que os mesmos se destaquem em suas áreas de atuação.

Matriz Curricular Inovadora

Com um conteúdo exclusivo, nossas especializações se adequam as constantes atualizações do mercado, permitindo que o aluno obtenha um conteúdo completo e inovador.

Material Didático

Todo o conteúdo é disponibilizado pelos professores e pela instituição, seja através do portal do aluno ou durante as aulas.

Aulas Práticas

Nossas aulas são voltadas para o conhecimento prático, onde os alunos são preparados para a atuação profissional.

Potencial de
Empregabilidade

   
O leque do mercado de atuação do Profissional especialista em Orçamento é vasto e não se limita a área de Orçamento propriamente dita, ele pode atuar nas áreas de:
  • Orçamento de obras;
  • Licitações e Contratos;
  • Licitações e Contratos;
  • Gestão de Contratos e Pleitos;
  • Avaliações e Perícias em Engenharia;
  • Viabilidade dos Empreendimentos;
  • Planejamento e Controle de Obras;
  • Levantamento de Custos para Negociação;
  • Pesquisa e Levantamento de Produtividades;
  • Elaboração de Composições Unitárias;
  • Estudo de Formação de Preços de Engenharia e Arquitetura;
  • Avaliação Econômico-financeira dos Empreendimentos;
  • Estimativa de Custos;
  • Gestão Financeira de Obras e Serviços;
  • Consultorias.
Imagem

SIGA TAMBÉM NOSSAS REDES SOCIAIS

Conheça nossas REDES SOCIAIS e fique 
por dentro de todas as novidades!


INSTAGRAM

instagram.com/esbvitoria

FACEBOOK

facebook.com/esbvitoria

LINKEDIN

linkedin.com/esbvitoria